Aves no Paraíso

IMG_9676suldabahia_editadas

 

Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é a primeira Unidade de Conservação marinha do Brasil. Com uma área de 91.255 hectares, está localizado no sul do litoral da Bahia e abrange o Recife de Timbebas, o Parcel dos Abrolhos e o Arquipélago dos Abrolhos – composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara(esta última sob jurisdição da Marinha do Brasil). Embora Abrolhos seja procurada nesta época do ano principalmente para observação de baleias-jubarte (Megaptera novaengliae), são nestas ilhas que mais de 30 espécies de aves encontram espaço, no meio do oceano, para as mais diversas atividades de seu ciclo de vida.

img_0840suldabahia_editadas.jpg

Vista das ilhas Redonda (frente) e Santa Bárbara (fundo)

 

Dentre as diversas espécies, o arquipélago possui a principal colônia de Phaethon aethereus (Rabo-de-palha-de-bico-vermelho) da costa brasileira, além de importantes populações reprodutivas de Sula dactylatra (Atobá-grande), Sula leucogaster (Atobá-pardo) e Anous stolidus(Trinta-réis-escuro) (Antas, 1991 apud Serrano & Azevedo-Júnior, 2005), bem como a colônia mais ao norte de Fregata magnificens (Fragata) na costa brasileira.

IMG_9824suldabahia_editadas

Fregata magnificens – Fragata

 

Durante os dois dias de permanência no arquipélago, foi possível observar uma série de comportamentos aéreos das diferentes espécies: busca por alimento, deslocamento, construção de ninho e corte.

IMG_0886suldabahia_editadas

Fregata magnificens – Fragatas

 

Próximo ao mar não foi diferente. O principal local de alimentação da maioria das espécies que habita ou frequenta a ilha é o cenário ideal para observar os indivíduos na busca por alimento e apresentação de comportamentos sociais.

IMG_0031suldabahia_editadas

Anous stolidus – Trinta-réis-escuro

 

A ilha Siriba é o lar de várias espécies, como os atobás e o rabo-de-palha. É ali que apresentam comportamentos reprodutivos, incubam seus ovos e cuidam dos filhotes.

IMG_9949suldabahia_editadas

Phaethon aethereus – Rabo-de-palha-de-bico-vermelho

 

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é uma importante Unidade de Conservação para a manutenção da biodiversidade, com destaque para a avifauna mundial. Entender a dinâmica dos impactos antropogênicos, incluindo as mudanças climáticas e lixo marinho se faz cada mais fundamental e urgente.

IMG_0904suldabahia_editadas


Publicado primeiramente em Biomotta.com

Se interessou por Abrolhos? Algumas informações adicionais:

Parque Nacional Marinho dos AbrolhosWikiparques

Pesquisa com baleias-jubarte em AbrolhosViva Baleias, Golfinhos e cia.

Mar de AbrolhosEco360 (vídeo)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.